quinta-feira, 13 de julho de 2017

IFRN em Apodi utiliza produção de milho na alimentação escolar

Alunos do Campus do IFRN em Apodi estão sendo beneficiados com a produção de milho da Fazenda Escola. Nesta semana, a Coordenação de Assistência Estudantil (COAES) recebeu 1260 espigas que foram utilizadas como parte da merenda oferecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos dois turnos escolares. A Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola estima que essa quantidade continue sendo fornecida pelos próximos 15 dias.

O milho utilizado na merenda foi cultivado em forma de sequeiro, ou seja, aproveitando a época de chuva da região. No entanto, as precipitações não foram suficientes para garantir a produção, sendo necessário um suporte com irrigação na fase do enchimento dos grãos. A colheita desta semana representa aproximadamente 10% da estimativa do total da safra. Além de incrementar a dieta estudantil, o milho também é utilizado na alimentação dos rebanhos da fazenda.

Com o objetivo de continuar o fornecimento de milho para merenda, também foi providenciado o plantio irrigado em aproximadamente 0,5 hectare, o que garantirá a produção nos períodos de escassez de chuva. A Unidade Agrícola-Escola do Campus Apodi também contribui para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar com o fornecimento de diversos outros produtos de origem vegetal, como acerola, manga, coco, mamão, além de produtos de origem animal, como leite, ovos de codorna, ovos de galinha, bem como carnes suína, ovina, caprina e aves.

Quem quiser conhecer a fazenda-escola, basta agendar uma visita.

Via Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário