sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Safra de melão da Angel Agrícola promete ser uma das maiores dos últimos anos


A falta de chuva não prejudica a safra de melão. As lavouras irrigadas têm garantido a boa produtividade da fruta no Rio Grande do Norte, maior produtor do país, uma das empresas que colabora com estes números é Angel Agrícola, localizada na Chapada do Apodi. A fazenda Caiçara exporta 60% da produção principalmente para Inglaterra, Dinamarca e outros países da Europa.

A fazenda é uma das maiores e mais organizadas da Chapada do Apodi e do estado, cultiva vários  hectares de melão, com produção de  milhares de toneladas da fruta por ano. Um terço da colheita é mecanizada. O restante é feito de forma manual, o que não tem deixado os colhedores sem trabalho já que o clima seco ajudou a produção. 

“Se tivesse chovendo a gente conseguiria uma produção menor de caixas por hectare. Hoje, a gente pode chegar a milhares caixas”, diz o gerente da empresa, Francisco Silva.

Igarn e ANA assinam Resolução para controle de fontes de abastecimento de Carros Pipas no RN

O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso, viajou para Brasília, nesta quarta-feira (29), onde esteve na Agencia Nacional de Águas (ANA) para uma agenda de compromisso, e dentre as ações, fez a assinatura da Resolução Conjunta ANA/IGARN Nº1162, que visa o controle e fiscalização das fontes de abastecimento de Carros Pipa utilizados no atendimento aos municípios do RN. Além do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, estiveram presentes no ato da assinatura da resolução, o secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, e o Diretor de Gestão da ANA, Paulo Varela.

A resolução objetiva garantir a segurança hídrica para as populações dos municípios do estado do Rio Grande do Norte que estão em colapso de abastecimento.  O documento estabelece meios de controle para a retirada de águas dos açudes, por meio de carros-pipa, de forma a preservar o volume armazenado nos reservatórios, cujas águas são de domínio da União ou do estado.

O documento condiciona a autorização para retirada de águas dos reservatórios à realização de um cadastro que deverá ser feito e mantido pelo Igarn. Ainda de acordo com a resolução, o Instituto deverá, sempre que solicitado, repassar as informações do cadastro à ANA.

A Resolução Conjunta ANA/IGARN Nº1162 entra em vigor já a partir da data de sua publicação e tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2017. 

Local e horário de votação de Kelps

Candidato a Prefeito de Natal pelo partido Solidariedade, representando a coligação É Possível Fazer Mais Por Natal, Kelps Lima, vai votar no domingo, às 8h30min, na Facex, Campus Capim Macio - Rua Orlando Silva, 2896, Capim Macio, Natal/RN. 

Eleições 2016: Cosern fará plantão especial com 140 profissionais neste final de semana

As eleições municipais de 2016 ocorrerão no próximo domingo (02) e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, organizou um regime de plantão especial para reforçar a garantia no fornecimento de energia elétrica durante a realização desse importante exercício de cidadania que é ir às urnas.

Durante todo o processo de votação e apuração, a Concessionária trabalhará em esquema especial para atender às solicitações de emergências. Um contingente formado por 140 profissionais estará de prontidão, em escala de plantão, para atuar em caso de necessidade.

O Centro de Operações e Informação (COI), responsável pela operação do sistema elétrico da distribuidora, que funciona 24 horas por dia, estará apto a adotar todas as providências necessárias caso ocorra alguma eventualidade no dia do pleito eleitoral. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Cosern disponibilizou um contato direto com o COI por meio do qual o acionamento das equipes de plantão será priorizado.

As redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além dos centros de apurações, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva nas últimas semanas. A operação especial incluiu, entre outras ações, a substituição de cabos e transformadores, instalação de postes e a poda de árvores.

O trabalho da Cosern, no entanto, não está restrito ao dia da votação. Há duas semanas, a Distribuidora fez um alerta à sociedade e aos partidos políticos sobre o perigo que representa a propaganda eleitoral irregular colada em postes e caixas de medidores.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Acompanhe os números para vereador em Apodi, da última pesquisa SENSATUS

Clique na imagem para ampliar!

Bráulio Ribeiro defende escolha por propostas, sem partidarismo

Mesmo sabendo do acirramento na política apodiense, o vereador Bráulio Ribeiro (PROS) frisou que a população está mais madura politicamente, afirmando que essa maturidade eleva a responsabilidade dos que postulam chegar a um cargo eletivo, como também ajuda as pessoas na escolha no próximo dia 02 de outubro.

“Mesmo não participando do pleito diretamente deste ano, podemos sentir que as pessoas, estão mais politizadas, e isso é engrandecedor para nossa cidade”, relatou.

Município de Apodi é “campeão” em royalties no mês de setembro no RN

No mês de setembro de 2016, a Prefeitura de Apodi foi a campeã em recebimento de dinheiro da Petrobras, através dos royalties pagos pela exploração de petróleo e gás em área apodienses, que rendeu ao município a bagatela de 1.382.808,32.

Com esse montante recebido, podemos afirmar que Apodi continua sendo uma cidade rica com um povo pobre, onde o dinheiro dos royalties não é aproveitado na assistência à população carente. 

Enquanto isso, a saúde pública em Apodi é precária, sem oferecer condições para engessar um braço quebrado; a segurança pública é uma lástima, com ausências de  Postos Policiais em comunidades como o Distrito de Soledade, a educação pública está com escolas em ruínas, com professores esperando o Plano de Cargos por anos; além da péssima assistência social, a inexistência da cultura apodiense, etc...


Governo do Estado diz que vai fechar hospital regional de Apodi

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes, anunciou que vai fechar o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, de Apodi, em até 30 dias. A medida faz parte de um ajuste de gastos. 

O mesmo deverá acontecer com o Hospital Regional de Caraúbas. 

Com o fechamento, os funcionários poderão ser realocados para Pau dos Ferros e Mossoró ou continuar no município caso a prefeitura decida manter a unidade hospitalar. 

George destacou que os serviços prestados nestes hospitais, como o de Apodi, prevalecem os serviços ambulatoriais. Estes serviços são pagos pelo Sistema Único de Saúde diretamente para a prefeitura, mas o dinheiro repassado pelo Governo Federal não está sendo investido no hospital, deixando todo o funcionamento da unidade sob responsabilidade do Estado. 

E agora?

Fonte: Josemário Alves.


DIRETOR DO HOSPITAL EM APODI EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Resumo da sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, 29 de setembro 2016

* Nilson de João Lucas defende analise popular no dia da eleição
* Hortência Regalado defende reinvindicações de moradores da Chapada do Apodi
*“Ouvir das pessoas eu confio em você, é o que nos impulsiona para continuar nossa luta em defesa do povo”, afirma Evangelista
* Chico de Marinete reafirma que seu nome está novamente para análise da população

Comunicado da Justiça eleitoral em Apodi - 35ª e 45ª zonas eleitorais

Clique na imagem para ampliar!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Diocese anuncia mudanças, paroquia de Apodi terá novo Padre

O Bispo Dom Mariano Manzana e o Conselho Presbiteral anunciam as mudanças do clero nos serviços pastorais da Diocese de Mossoró. A comunicação foi feita na última segunda-feira, 26, durante a Espiritualidade do Clero, no Santuário do Lima, em Patu/RN.

Entre outras mudanças de Padres na Região, foi anunciado a de que Padre Maciel Rodrigues deixa a Paróquia de Apodi para se dedicar ao Mestrado em Teologia e que Padre Francisco das Chagas Costa (FOTO), deixa a Paróquia de Itaú e assume a Paróquia de Apodi.

A data da posse do novo sacerdote em Apodi, ainda não foi confirmada.

Governo e servidores deliberam pagamento por faixas salariais

O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira (28), uma comissão composta por representantes de diversos sindicatos da Administração Direta e Indireta, para acompanhar os trâmites do fechamento da folha de pagamento do mês de setembro. Pela primeira vez, uma gestão estadual deliberou, com servidores, a forma como o pagamento de salários deve ser feita; neste caso, que os vencimentos sejam pagos a servidores ativos, inativos e pensionistas ao mesmo tempo, por faixas salariais.

Durante a reunião, o Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, fez uma exposição da situação financeira do RN. “A frustração de receitas já ultrapassa o montante de 300 milhões de reais neste ano. Tivemos queda significativa no Fundo de Participação dos Estados, fundo este que representa 40% das nossas transferências federais”, explicou, justificando por que ainda não é possível definir o calendário de pagamento do mês de setembro.  Ele lembrou, ainda, que os cortes no custeio vêm sendo feitos sistematicamente desde o início da gestão. 

O objetivo da comissão é divulgar as contas das receitas e despesas do Estado para que os servidores também possam opinar as prioridades de pagamento e decisões de forma democrática. Esta foi a primeira reunião do grupo, que deverá se encontrar mensalmente. Para a secretária Chefe da Casa-Civil, Tatiana Mendes Cunha, "essa transparência permite que os servidores possam acompanhar a situação de crise financeira que o Estado enfrenta e opinar sobre a melhor forma de enfrentá-la, afinal esse problema não é apenas do Governo, mas do Estado inteiro."

Estiveram presentes à reunião, ainda, a Secretária de Comunicação, Juliska Azevedo e representantes dos sindicatos Sinai, Sinpol, Sintauern, Sindifern, ABMRN, Sindsaúde, Sindasp, Sinsp, Adepol e Sintern.


Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br

Alan Silveira mantem vantagem de 10,77% sobre principal oponente Flaviano Monteiro em Apodi

Em mais uma rodada de pesquisa do instituto Sensatus divulgada nesta quarta-feira (28) aponta que Alan e Hortência mantem a dianteira de intenção de votos no município de Apodi. O levantamento foi encomendado pela rádio Cidade FM. 

Segundo o instituto, na pesquisa estimulada, onde o entrevistador cita os nomes de todos os candidatos, Alan Silveira (PMDB) tem 47,85% das intenções de votos contra 37,08% do atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB). A diferença é de 10,77%.

Os demais candidatos somaram juntos 6,15%, pouco mais do que o número de indecisos.

Veja os dados completos na pesquisa estimulada: 

Alan Silveira (PMDB): 47,85% 
Flaviano Monteiro (PCdoB): 37,08% 
Pinheiro Bezerra (SD): 3,38% 
Paulo Viana (PSOL): 2,77% 
Não votam, branco ou nulo: 3,54% 
Indecisos ou não quiseram opinar: 5,38%

Esta foi segunda pesquisa realizada pelo instituto Sensatus, em parceria com a Cidade FM. A primeira apontou vitória de Alan com 9,54% de maioria.

A pesquisa Sensatus/Cidade FM ouviu 650 pessoas no período de 23 a 24 de setembro, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,9% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob número RN- 01408/2016.

Justiça eleitoral de Apodi regulamenta LEI SECA através de portaria nas eleições 2016

Clique na imagem para ampliar!

Greve dos bancários já dura 23 dias, a maior desde 2004

A greve dos bancários, que entrou hoje (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias. Ontem, após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos.

“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

Fonte: Agencia Brasil.

Entenda a diferença entre votos brancos e nulos nas eleições

As próximas eleições municipais no Brasil acontecerão em outubro, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos de idade e menores de 70, e facultativo aos jovens de 16 a 18 anos de idade. Além de conhecer melhor o candidato, é importante o eleitor saber também o conceito dos votos brancos e nulos. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos brancos quanto os nulos não são considerados válidos. Isso quer dizer que esses tipos de votos não contam na apuração das eleições nem são contabilizados para o candidato que está ganhando. Para os cálculos eleitorais, são considerados válidos apenas os votos nominais e os de legenda. A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que determina que “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”. 

Voto em branco 
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antigamente, o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor, como se o eleitor se declarasse satisfeito com qualquer candidato que vencesse as eleições. Isso mudou. 

Voto nulo 
O voto nulo, aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto como manifestação de protesto, não invalida a eleição, mesmo que mais de 50% dos eleitores votem desta forma. De acordo com informações do TSE, os votos nulos podem, sim, interferir no resultado da eleição, já que quando um eleitor vota desta forma, o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno. Assim, quanto mais votos nulos ou brancos, menos votos válidos um candidato precisará para atingir mais de 50% dos votos e ser eleito.

Fonte: Serrinha de Fato.

Prefeito de Touros, RN, desiste de candidatura à reeleição

Atual prefeito de Touros, cidade do litoral Norte potiguar, o candidato à reeleição Ney Leite (PSD) desistiu de continuar a campanha eleitoral. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (27) em um vídeo divulgado nas redes sociais. 

o vídeo, Ney Leite explicou que desistiu por causa das perseguições. "Infelizmente, para todo ser humano existe um limite. Hoje, me encontro com minhas contas bloqueadas pelo corte de terra que fiz em 2013, o que me engessa e me impede de fazer doações para minha campanha. Encerro essa luta e serei prefeito até o dia 31 de dezembro e irei lutar com vocês", disse. 

Rafael de Xixita, candidato a vice-prefeito na chapa, disse que Ney se manterá neutro e que não vai apoiar nenhum dos candidatos. Seguem na disputa os candidatos Assis do Hospital (PP) e doutor Alisson (Rede). 

Fonte:Blog do Clebio Medeiros

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Femurn diz que 26 prefeitos não disputam a reeleição no Rio Grande do Norte

Uma nova realidade sociopolítica surgiu nas eleições de 2016 no Rio Grande do Norte: Dos atuais 122 prefeitos com direito a disputar a reeleição, como permitido pela legislação eleitoral, 26 abdicaram da disputa e não estão concorrendo ao pleito. A atual realidade, inédita no estado, mostra o desestimulo dos prefeitos pela reeleição. As dificuldades em gerir os municípios no atual momento de crise financeira, com poucas receitas e comprometimento aos pagamentos a servidores e fornecedores, é o principal fator que tem desmotivado os gestores. 

O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. Para o presidente da entidade, Ivan Lopes Júnior, a grave crise que assola as cidades tem afastado o interesse e empenho de pessoas públicas para do cenário político: “A situação é grave. Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários”, afirma, preocupado, Ivan Júnior. 

Para Ivan, é natural o afastamento dos prefeitos na continuidade da gestão das cidades em um momento como este: “Gerir os municípios na atual crise é um verdadeiro ato de coragem. Há uma cobrança imensa da sociedade – que têm o direito de cobrar dos prefeitos – mas não há verbas para que possamos atender as demandas. É necessário que possamos fortalecer pautas como uma nova divisão tributária, para que os municípios tenham um retorno justo dos impostos, e cobrar dos entes superiores o repasse correto de convênios firmados”, diz Ivan.

Eleitor pode levar para a cabina uma “cola” na hora da votação

No momento de votar, o eleitor pode levar para a cabina uma “cola”, um lembrete, ou seja, um papel com os números de seus candidatos para que possa marcar na urna eletrônica. 

Por outro lado, telefone celular e máquina fotográfica, são proibidos na cabina de votação.

Após 17 dias de greve, bancários e banqueiros têm nova negociação

Após 17 dias de greve e, os banqueiros e bancários voltam para a mesa de negociação hoje (27) às 14h. Será a sexta tentativa de acordo. Na última reunião foi oferecido aos bancários o pagamento de um abono no valor R$ 3,3 mil e um índice de reajuste dos salários e benefícios de 7%. Nos últimos 12 anos, a categoria conseguiu aumento real acumulado, entre 2004 e 2015, de 20,85% e 42,1% no piso. 

No final da tarde de sexta, a Fenaban encaminhou um ofício ao Comando Nacional dos Bancários marcando uma nova rodada de negociações para amanhã. O comando respondeu que se reuniria em São Paulo para avaliar a paralisação. “Avisamos a Fenaban da nossa reunião e informamos que continuamos dispostos a negociar”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do comando. “A forma de resolver a greve é os bancos retomarem a negociação e apresentar uma boa proposta”.

Eleitores devem evitar aglomerações para não cometer crime eleitoral

Em ano eleitoral, não são apenas os agentes públicos que estão sujeitos à restrições e proibições. A legislação eleitoral também traz uma série de regras quanto à conduta dos eleitores, que devem estar atentos para não cometer irregularidades. O secretário judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Maciel, explica que “ainda é uma prática cultural brasileira o candidato fazer algum tipo de assédio ao eleitor oferecendo a ele algum tipo de vantagem, ou algum tipo de bem em troca do voto”. Ele alerta que esse tipo de conduta é considerado crime de corrupção. 

A legislação não permite que cidadãos troquem seus votos por qualquer tipo de vantagem, como dinheiro ou favores. Além disso, coagir ou ameaçar qualquer pessoa a votar em um candidato também é considerado crime e pode acarretar em até quatro anos de prisão. Além disso, Maciel também ressalta que, no dia da votação, “é proibida [aos eleitores] qualquer ação que possa beneficiar qualquer candidato”. Segundo o secretário, entre os casos mais comuns de irregularidades praticadas nesse período está a boca de urna. 

“Deve-se evitar aglomerados, pois é isso que caracteriza boca de urna ou campanha no dia da eleição, o que é vedado. Mas é permitido que o eleitor se dirija à cabine de votação com adesivo, camiseta e com a foto do candidato e da legenda do partido (que apoia), isso individualmente pode”, destacou.

Fonte: Serrinha De Fato.

STF terá custo de R$ 425 milhões com pessoal em 2017

O Congresso Nacional deve votar depois das eleições o aumento dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2017 (Ploa), a previsão é que a Corte gaste R$ 425 milhões com pessoal e encargos sociais. O montante representa mais de 60% do orçamento total do Tribunal. 

O orçamento da mais alta instância do poder judiciário brasileiro em 2017 é de R$ 686,3 milhões. Além dos recursos para a folha salarial, R$ 235,1 milhões serão destinados para outras despesas correntes e R$ 26,1 milhões para investimentos em obras e na compra de equipamentos.

Igarn divulga dados atualizados da situação dos reservatórios do RN

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) possui como uma de suas atribuições o monitoramento do volume de águas nos reservatórios do estado. Ao todo, 47 reservatórios são monitorados.  As últimas análises demonstraram que este volume de águas continua reduzindo nos açudes vistoriados, resultado da escassez de chuvas.

O último relatório de situação volumétrica, datado do dia 23 de setembro, indica que 21, dos 47 reservatórios do estado, com capacidade acima de cinco milhões metros cúbicos, já estão em volume morto ou secos. Se a estiagem permanecer na próxima estação chuvosa, outros 10 chegarão à mesma situação em período inferior a 12 meses.

Maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente possui 453,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18% do seu volume máximo. Já a Barragem de Umari está com 13,82% da sua capacidade, o que na vazão atual suportará até agosto de 2017.

Na região do Seridó, o açude Itans está com 2,24% de sua capacidade o que já caracteriza volume morto. O Açude de Cruzeta na mesma região com menos de 1% também está em volume morto.  

Em termos percentuais, 44% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Até dezembro deste ano outros 5 podem chegar à mesma situação, o que aumentaria a porcentagem para 52%. Os dados atuais apontam que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SEBRAE realiza capacitação para empreendedores e iniciantes no ramo de alimentação em Apodi e região

O SEBRAE/RN por meio do Escritório Regional do Médio Oeste em Apodi, está proporcionando a empreendedores e pessoas que anseiam em iniciar um empreendimento no ramo de alimentação, a participarem do lançamento do Programa Receita de Sucesso.

Pela primeira vez na região do Médio Oeste, o Programa apresenta uma série de capacitações com temas específicos para o segmento da Alimentação Fora do Lar, um workshop de engenharia de cardápios, promoção comercial, novos conhecimentos e atualização das informações vitais para o sucesso da gestão dos pequenos negócios deste segmento.

Para este evento de lançamento, será franqueada a oportunidade de apresentar Cenários, Tendências e Características dos empreendimentos do setor de Alimentação Fora do Lar, além da programação de soluções a serem viabilizadas para o segmento neste ano de 2016.

Confira o resultado da pesquisa PERFIL para vereador em Apodi

O instituto Perfil Pesquisas Técnicas também levantou estatísticas sobre a intenção de voto para vereador no pleito deste ano em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.

A pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de setembro entrevistou 500 eleitores apodienses e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº RN-02108/2016.

Veja o resultado:

Se a eleição fosse hoje Soneth Ferreira (PP) teria 8,00% dos votos; Júnior Carlos (PSB) 6,40%; Laete Oliveira (PTN) 4,60%; Genivan Varela (PC do B) 3,80%; Paulo de Telécio (PSD) 3,80%; Marcos Targino (PSOL) 3,60%; Bebé Gama (PTdoB) 3,40%; Costinha (PSDC) 3,00%; Cleudo Baioto (PHS) 2,60%; Hélio da Ambulância (PR) 2,60%; Junior Souza (PMDB) 2,40%; Adailton Targino (PSD) 2,40%; Maria Luiza (PC do B) 2,40%; Andreazo (PSDB) 2,40%; Charton Rêgo (PTdoB) 2,40%; e Evangelista (PR) 2,20%; Gilvan Alves (PTdoB) 1,80%; Elson Marinho (PRP) 1,80%; Alexandre Bevenuto (PTdoB) 1,60%; Chico de Marinete (PC do B) 1,60%; Braz Marinho (PHS) 1,40%; Ângelo de Dagmar (SDD) 0,80%; Júnior Duda (PSB) 0,80%; Zoivo Barbosa (SDD) 0,80%; Gilvaneide (PSD) 0,80%; Marcelo Marinho (PSD) 0,40% e Socorrinha (PSOL) 0,40%.

Ainda segundo a pesquisa 24,80% dos apodienses estão indecisos para vereador e 1,00% pretende votar branco ou nulo.

Outros candidatos a vereador que não aparecem na pesquisa, juntos somaram 6,00% das intenções de voto.

O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra em relação ao total dos eleitores é de 04,38% (quatro pontos percentuais e trinta e oito centésimos) e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa que poderá ocorrer uma variação máxima para mais ou para menos nos percentuais levantados, dentro da citada margem de erro.

A pesquisa foi quantitativa e consistiu na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada.

Foram realizadas 500 (quinhentas) entrevistas, abrangendo áreas urbanas e rurais, tais como Centro, IPE, Rodoviária, Cohab, Baixa da Alegria, Beteu, Malvinas, Ponte/Cruz das Almas, Bacurau I, Lagoa Seca/Baixa do Caic/Bacurau II e os distritos/povoados de Melancias, Soledade, Córrego, Góes, Rio Novo/Juazeiro/Baixa Fechada, Trapiá I e II e Santa Cruz/Santa Rosa.

Fonte: Portal Rede 360 News.

Pagamento: Previdência Social deposita benefícios da folha de setembro a partir desta segunda-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos dos benefícios referentes à folha de setembro a partir desta segunda-feira (26). 

O pagamento começa com os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. 

Os segurados que ganham acima do piso terão seus benefícios depositados a partir do dia 03 de outubro, a segunda-feira posterior, registra informação extraída do portal virtual da Previdência Social. 

O pagamento para aqueles que recebem acima do mínimo começa com o depósito para os segurados que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. 

O calendário de pagamentos da folha de setembro segue até o dia 07 de outubro, uma sexta-feira. 

Para acessar o calendário pode ser consultada a página eletrônica da Previdência Social na internet: www.previdencia.gov.br.

Nova lei prevê nota de cortes para que vereador seja eleito

Uma mudança na legislação aprovada pelo Congresso na reforma eleitoral do ano passado – e que será aplicada pela primeira vez na eleição deste ano – estipulou uma espécie de “nota de corte”, diferente em cada cidade, para um candidato a vereador se eleger.

Pela nova regra, os candidatos a deputado federal, deputado estadual e vereador necessitarão obter, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral, que é calculado dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal.

Isso está fazendo com que, na campanha deste ano, partidos peçam aos seus eleitores para que abandonem a prática do voto de legenda (aquele em que o eleitor vota só no partido e não especificamente em um candidato) – leia mais abaixo.

O voto de legenda se soma aos votos que os candidatos obtêm individualmente para fins de se calcular o quociente partidário, que determina o número de vagas na Câmara Municipal ao qual o partido (ou coligação) terá direito – para isso, divide-se o número de votos válidos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral.

Com a mudança introduzida pela reforma eleitoral do ano passado, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente, a alcançar os 10% do quociente eleitoral. Um exemplo: se em determinado município, houve 100 mil votos válidos na eleição, e as cadeiras em disputa na Câmara são 10, o quociente eleitoral é 10 mil.

Fonte: Serrinha De Fato.

Eleição dos indeferidos

O primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo, terá a participação de milhares de candidatos cujos registros foram negados ou cancelados pela Justiça Eleitoral, mas seguem na disputa apoiados em recursos ainda não analisados. Até o momento, 13.856 postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador estão nessa situação. Eles até poderão receber votos para vencer, mas não é certo que exercerão os mandatos para os quais foram eleitos. 

Segundo Levantamento d’O Globo, os candidatos foram rejeitados por alguma irregularidade que, em tese, os impediria de concorrer. Juízes eleitorais de primeira instância invalidaram os registros de candidatura, mas eles aguardam que seus recursos sejam julgados nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem uma decisão definitiva, todos aparecerão com a votação zerada no sistema de apuração na noite de 2 de outubro. No entanto, saberão os votos que receberam porque o número é divulgado em paralelo. 

Fonte: Robson Pires

Governo do Estado abre inscrições para 4ª Corrida e Caminhada do Servidor Público

A partir desta segunda-feira (26) estão abertas as inscrições para a 4ª Corrida e Caminhada do Servidor Público do Rio Grande do Norte, que acontece no dia 08 de outubro, com largada prevista para 16h no Centro Administrativo do Estado, em Natal. Podem se inscrever servidores públicos efetivos em atividade ou aposentados, ocupantes de cargos comissionados e outros contratados em regimes diferenciados. São 800 vagas disponibilizadas para os corredores e 200 vagas para os participantes da Caminhada. 

Um total de 500 vagas da Corrida é exclusivo para os servidores, preferencialmente da esfera estadual. Outras 300 vagas serão concedidas para a comunidade (não servidores). Os interessados precisam também ser maiores de 18 anos e estarem física e psicologicamente aptos a participar da competição. O circuito da Corrida é de seis quilômetros, percorrendo o entorno do Centro Administrativo e do estádio Arena das Dunas. O regulamento está disponível no site www.escoladegoverno.rn.gov.br

As inscrições seguem até o dia 05 de outubro ou até serem esgotadas. Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), no horário das 09 às 17 horas, mediante a entrega de uma lata de leite em pó, para servidores; e duas latas de leite em pó, para não servidores públicos. Essas latas serão posteriormente doadas a uma instituição de caridade.

domingo, 25 de setembro de 2016

Nova pesquisa aponta novamente vantagem de Alan Silveira sobre Flaviano Monteiro

Na reta final da campanha eleitoral em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, o candidato Alan Silveira (PMDB) lidera as intenções de voto com 10,20% de vantagem sobre o seu principal oponente, o atual prefeito Flaviano Monteiro (PC do B), candidato a reeleição, que tem 34,20%, enquanto Alan alcançou o patamar de 44,40%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Perfil Pesquisas Técnicas.
A sondagem, que foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro, revela ainda que se as eleições fossem hoje, o número de indecisos era de 8,0%, Dr. Pinheiro obtinha 6,60% dos votos, Paulo Viana chegaria a 3,40% e no item branco/nulo o percentual seria de 3,40%. 

Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, Alan Silveira também segue liderando. Ele está com 41,80; Flaviano 34,00; Indeciso 15,20; Dr. Pinheiro, 4,40, Branco/nulo 3,20 e Paulo Viana 1,40. 




A Perfil Pesquisas Técnicas realizou sondagem com o objetivo de avaliar, além das intenções de voto para o próximo pleito de prefeito e vereador em Apodi/RN, o grau de aprovação da administração municipal e do Governo do Estado. 

O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra em relação ao total dos eleitores é de 04,38% (quatro pontos percentuais e trinta e oito centésimos) e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa que poderá ocorrer uma variação máxima para mais ou para menos nos percentuais levantados, dentro da citada margem de erro. 

A pesquisa foi quantitativa e consistiu na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada. 

Foram realizadas 500 (quinhentas) entrevistas, abrangendo áreas urbanas e rurais, tais como Centro, IPE, Rodoviária, Cohab, Baixa da Alegria, Beteu, Malvinas, Ponte/Cruz das Almas, Bacurau I, Lagoa Seca/Baixa do Caic/Bacurau II e os distritos/povoados de Melancias, Soledade, Córrego, Góes, Rio Novo/Juazeiro/Baixa Fechada, Trapiá I e II e Santa Cruz/Santa Rosa. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 19 de setembro sob o número: 02108/2016.

Do portal Rede News 360

Governo do Estado publica novo decreto de situação de emergência no RN

Decreto publicado pelo Governo do Estado na edição deste sábado, 24, no Diário Oficial do Estado (DOE) declara situação de Emergência por Seca em 153 municípios potiguares.

Segundo o documento, a situação é “em virtude do desastre classificado e codificado como situação de emergência provocada por desastre natural climatológico, caracterizado por estiagem prolongada que provocou a redução sustentada das reservas hídricas existentes no Estado do Rio Grande do Norte”.

Ainda de acordo com o decreto, durante o período em que persistir a situação de emergência, o Estado poderá contratar com dispensa de licitação, desde que observado o processo previsto e as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.

“Considerando que a seca já tem a duração de cinco anos (2012-2016), que apresenta um quadro de extrema falta d’água nos reservatórios públicos e privados do Estado e que os níveis estáticos dos diversos lençóis freáticos do Rio Grande do Norte se apresentam extremamente baixos”, diz trecho do decreto.

O documento também cita o boletim da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sobre a situação dos municípios e mananciais no estado.

Fonte: De Fato.

Pesquisa DE FATO/IPESPE sobre as eleições de Mossoró será divulgada nesta semana

O JORNAL DE FATO vai divulgar a primeira pesquisa sobre as eleições municipais de Mossoró 2016. Será divulgada nesta semana que está começando, até sexta-feira, 30.

A pesquisa foi registrada neste sábado (24) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de identificação: RN-00375/2016.

O imprensa contratou o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, uma das instituições mais conceituadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública.

Fundado em 1986, o IPESPE tem sede no Recife (PE) e conta com equipes operacionais e consultores em todos os estados do País, com atuação em âmbito nacional e internacional.

26 anos de atuação no mercado. Não é qualquer um que consegue esta marca, o que representa, entre outras coisas, a confiança do mercado.

Fonte: Jornal De Fato.

sábado, 24 de setembro de 2016

Nota pública, em conjunto, com chancela do candidato a prefeito de Natal Kelps Lima

NOTA À POPULAÇÃO DE NATAL 

Nós, os candidatos e as candidatas de oposição à Prefeitura de Natal, temos divergências programáticas, mas concordamos num ponto: alertar a população de Natal para as manobras de Carlos Eduardo Alves com o objetivo de inviabilizar o debate democrático, nos limites da legislação e no interesse dos moradores, sobre o presente e o futuro da cidade. 

Por meio de sucessivas representações, possíveis apenas porque Alves dispõe de poderosa estrutura de campanha, ele busca de todas as maneiras amordaçar os demais candidatos, censurando-lhes a propaganda na televisão, no rádio e até na internet. 

É uma postura que comprova o autoritarismo e o temor de dialogar com a cidade, já exibidos por Alves no exercício do mandato de prefeito e na própria campanha, ao fugir de debates organizados por veículos de comunicação e entidades representativas da sociedade. 

Esperamos isenção e discernimento do Poder Judiciário para evitar que seja bem-sucedida a estratégia ilegítima de interditar o debate sobre os problemas de Natal, muitos deles criados e/ou agravados pelo próprio Alves. 

Os fatos evidenciam a importância de levar a eleição ao segundo turno, para que Natal conheça melhor a história, as ideias, propostas e ações dos candidatos a prefeito. Sem censura nem abuso do direito de recorrer à Justiça, que é um dos pilares da democracia e guardiã do princípio da igualdade na disputa eleitoral. 

Fernando Mineiro (PT) 
Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) 
Kelps Lima (Solidariedade) 
Márcia Maia (PSDB) 
Robério Paulino (PSOL) 
Rosália Fernandes (PSTU)

TRE Suspende pedido de direito de resposta nas redes sociais de Kelps

O Tribunal Regional Eleitoral, em decisão liminar de segunda instância, suspendeu o direito de resposta que o candidato a prefeito de Natal, Kelps Lima, teria que conceder, em suas redes sociais, ao candidato da coligação encabeçada pelo PDT/PMDB, Carlos Eduardo Alves.
                
A suspensão foi deferida no ultimo dia 22 de setembro, por um dos membros do TRE, o juiz federal Almiro Lemos, após duas decisões conflitantes sobre a mesma ação na 1a instância - antes do processo chegar até ele.
                
O juiz classificou o andamento do processo contra Kelps na primeira instância de situação "pouco ortodoxa" e carente de fluência adequada para recurso.

Radio Vale do Apodi realizará a maior cobertura das eleições de Apodi e região

A emissora Vale do Apodi, tem ao longo dos seus 14 anos de existência realizado a cobertura dos maiores eventos da região, entre eles as eleições que a cada dois anos acontecem em âmbito municipal e estadual.

Para a cobertura das eleições de domingo próximo 02, a direção está agregando novos profissionais a equipe já existente na Vale do Apodi, proporcionando a cobertura de todos os locais de votação em Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, como em outras cidades importantes do estado.

A proposta da direção da Rádio é começar a coberturas as 09h00minh do dia 02, e parar apenas quando todas as urnas forem contabilizadas, informando aos milhares de ouvintes, os prefeitos e vereadores eleitos.

“Essa semana que antecede o pleito servirá para fecharmos os últimos detalhes dessa mega cobertura, sempre primando pela isenção e imparcialidade como tem sido ao longo dos anos”, comentou Fernando Magalhães diretor da emissora.

Dado como morto, homem respira durante preparação para velório

Um homem de 68 anos que foi dado como morto pelo hospital da Zona Norte de Londrina, no norte do Paraná, voltou a respirar enquanto o corpo era preparado para o velório. De acordo com a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), a morte foi informada pelo hospital às 16h20 de quinta-feira (22), e por volta das 19h a preparadora de cadáver notou que o homem estava respirando.
“Assim que o hospital ligou informando sobre o óbito pedimos se a declaração de óbito estava preenchida e se o corpo estava no necrotério. Com a confirmação, uma equipe foi até a instituição e recolheu o corpo, com a declaração de óbito devidamente preenchida. Na Acesf, a família reconheceu o corpo e entregou a documentação necessária para o velório e enterro”, explica o superintendente da Acesf, Ademir Gervásio.

Ainda segundo o superintendente, após a família escolher os locais de velório e sepultamento, a servidora que prepara os cadáveres começou a cortar a barba do homem. Gervásio conta que foi nesse momento que a funcionária percebeu que o abdômen do homem estava mexendo.

“A servidora percebeu o movimento do abdômen por repetidas vezes, e como isso indica possíveis sinais vitais, chamamos o Serviço de Atendimento Médico de Urgência [Samu] que realizou alguns procedimentos. Após a constatação de que o homem estava vivo, o Samu o levou para outro hospital”, diz o superintendente da Acesf.

O homem foi levado ao hospital Santa Casa de Londrina. Nesta sexta-feira (23), o hospital informou que o ‘paciente da Acesf' está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Conforme a instituição, o homem está inconsciente, respirando por aparelhos. Hipotérmico, ele é mantido aquecido com uma manta térmica e soro fisiológico aquecido. A Santa Casa informou ainda que o paciente deu entrada por volta das 21h12 de quinta.

A família do paciente registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Homicídios contra o hospital da Zona Norte na manhã desta sexta.

Fonte: G1.

Juizado em Pau dos Ferros usará WhatsApp como alternativa para intimações

O juiz Edilson Chaves de Freitas instituiu o uso do aplicativo de troca de mensagens “WhatsApp” como alternativa para a realização de intimações nos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública da comarca de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Com a medida, ele espera encurtar prazos, realizando a audiência de conciliação entre 15 e 30 dias após a propositura da demanda, o que até então não era possível. As partes do processo deverão aderir voluntariamente ao novo procedimento.

O magistrado, que assumiu a unidade relata que o Juizado em Pau dos Ferros conta com um balcão de atendimento na Central do Cidadão do município, recebendo uma grande quantidade de processos de pessoas que não contam com advogado para representá-las. Somado a isso, a comarca é extensa, abrangendo sete municípios, e há dificuldades para o cumprimento de atos como as intimações pelos oficiais de Justiça ou pelos Correios.

Fonte: Robson Pires

Dona de casa morre durante colisão entre carro e moto na zona rural de Apodi

Um acidente de trânsito na rodovia federal BR – 405 deixou uma pessoa morta na noite desta sexta-feira (23) na zona rural de Apodi, região do Oeste do Rio Grande do Norte. A dona de casa Maria Ivaneide da Costa, de 40 anos, não resistiu e morreu no local.

Segundo a Polícia Militar, Ivaneide seguia de moto com o esposo, quando colidiu frontalmente com um veículo, que transitava no sentido contrário. O acidente aconteceu próximo a entrada de Felipe Guerra. 

A dona de casa foi arremessada violentamente contra a pista e sofreu ferimentos fatais. Seu esposo não sofreu ferimentos, porém ficou em estado de choque e precisou do atendimento do SAMU. 

Ainda de acordo com a PM, não se sabe as causas do acidente. Os ocupantes do carro fugiram do local. 

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer a liberação da via, que ficou parcialmente interditada. O ITEP removeu o corpo da mulher para ser examinado na sede do instituto, em Mossoró. 

Pessoas próximas à vítima informaram ao Blog do Josemário.com que Maria Ivaneide residia no conjunto COHAB, em Apodi.

Fonte: Blog do Josemário

Política de privacidade do WhatsApp deixa usuários inseguros, mostra pesquisa

Muitos usuários do WhatsApp manifestaram insatisfação com a nova política de uso do mensageiro, que compartilhará seus dados com o Facebook a partir do próximo dia 25 de setembro. É o que mostra a pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgada na ultima quinta-feira (22), com base em uma enquete online com 2.463 pessoas, entre os dias 8 e 21 de setembro. 

Desse total, 63,5% acreditam que os termos de uso do WhatsApp são injustos, pois, inicialmente, alegavam "proteger a privacidade" e não há a opção de escolher quais dados serão compartilhados com o Facebook. Os usuários que não estiverem satisfeitos devem manifestar interesse em não realizar a troca de informações até hoje sábado (24).

Fonte: Techtudo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Nova pesquisa para prefeito e vereador será divulgada domingo em Apodi

Próximo domingo, 25 de setembro, a uma semana das eleições serão divulgados os números de mais uma pesquisa de intenção de voto em Apodi para os cargos de Prefeito e Vereador. A pesquisa está registrada no TRE/RN sob o número de identificação RN-02108/2016 e registrada no dia 19 de setembro, foram entrevistados 500 eleitores, a empresa contratada para realização foi a Perfil Pesquisas Técnicas, com sede em Natal/RN.

As pesquisas têm acalorado o clima político em Apodi, uns creem, outros desdenham, a comprovação ou não dos números se dará no dia 02 de outubro quando acontecem as eleições municipais.

Governo isenta até 100% multas e juros do ICM, ICMS, IPVA e ITCD

A lei que regulamenta o refinanciamento de créditos tributários e dá descontos de até 100% das multas juros e acréscimos aos devedores do ICM, ICMS, IPVA e ITCD foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem quinta-feira, 22.

Com a nova Lei, número 10.112, de 21 de setembro de 2016, o Governo do Estado dá nova oportunidade para os devedores quitarem seus débitos com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICM), com o Imposto Sobre Circulação de Mercadores e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) inscritos na dívida ativa do Estado até 31 de dezembro de 2015.

A nova Lei também dá oportunidade para quitação dos débitos do Imposto sobre a propriedade veículos automotores (IPVA), inscritos ou não na dívida ativa, até 31 de dezembro de 2015. A legislação que entra em vigor a partir de hoje (22) ainda beneficia os devedores do Imposto sobre transmissão Causa Mortis e doação de quaisquer bem e direitos (ITCD), inscritos ou não na dívida ativa.

A Lei 10.112, sancionada pelo governador Robinson Faria, abrange todos os créditos, inclusive os que foram objeto de negociação, saldos remanescentes de parcelamentos e de reparcelamentos, inclusive do parcelamento com base na Lei Estadual 9.276, de 28 de dezembro de 2009. Também abrange os saldos relativos aos parcelamentos em curso, caso que deverá ser formalizado pedido de resilição pelo devedor.

A nova oportunidade para quitação dos débitos estaduais traz condições vantajosas. Pessoas físicas podem renegociar os débitos com ICM e ICMS em parcelas a partir de R$ 150,00. Para pessoa jurídica o valor é de R$ 400,00. No caso do IPVA e ITCD as parcelas são de R$ 100,00 para pessoa física e R$ 300,00 para pessoa jurídica.  

Fonte: Jornal De Fato.

Banco do Brasil quer romper sociedade com os Correios

A parceria do Banco do Brasil com os Correios no Banco Postal corre o risco de acabar neste ano. Os dois sócios na prestação de serviços financeiros discordam, atualmente, do objetivo e, principalmente, do valor do negócio. 

Com rombo nos últimos três anos, sendo o de 2015 de R$ 2,1 bilhões, os Correios veem a renovação do contrato com o BB como uma oportunidade de injetar dinheiro na estatal, que ainda opera no vermelho neste ano. O melhor resultado da história dos Correios foi justamente o de 2012, afetado pelo negócio com o banco público.

Fonte: Serrinha de Fato.

Com base em fiscalização da CGU, prefeito de Venha Ver é condenado

Uma fiscalização realizada por auditores da Controladoria Geral da União (CGU) embasou ação penal que culminou na condenação do prefeito de Venha-Ver, Expedito Salviano. Ele foi condenado na última terça-feira (20) à perda do cargo público por desvio de recursos públicos federais repassados ao município pelo Ministério da Integração Nacional. O trabalho de fiscalização da CGU aconteceu em novembro de 2005 e foi feito a partir do 19º Sorteio Público de Municípios.

Expedito Salviano está exercendo seu quarto mandato como prefeito de Venha Ver. Em 2002, quando chefiava pela segunda vez o Poder Executivo do município, ele firmou um convênio com o Ministério da Integração Nacional, que tinha por objetivo a construção de 15 casas na zona rural. 

Os recursos federais – na soma total de cem mil reais, em valores da época – foram repassados ao município em dezembro de 2002. O prefeito efetuou o pagamento pelas obras, mas, de acordo com o relatório da CGU, nenhuma das unidades habitacionais foi concluída, conforme demonstrado por fotografias das casas e depoimentos dos habitantes que deveriam ter recebido os imóveis. Algumas foram entregues inacabadas – faltando piso, portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas – e outras sequer tiveram a construção iniciada. 

De acordo com a CGU, embora soubesse que as obras não estavam concluídas, o prefeito fez os beneficiários assinarem declarações, datadas de 20 de outubro de 2004, de que haviam recebido as casas da Prefeitura em perfeito estado de funcionamento. No relatório da CGU, os auditores ressaltam que “mais de 50% dos imóveis, naquela época, não havia sequer sido iniciadas suas construções”. Mais de um ano depois a CGURN verificou que os imóveis ainda não estavam sendo concluídos. “Portanto, é falso o teor das declarações”, diz o relatório. 

Os imóveis foram entregues posteriormente, com obras custeadas pelos réus, mas o crime “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio” já havia sido cometido. 

Fonte: G1

Dia “D” de multivacinação ocorre neste sábado (24) em todo o país

Para garantir que nenhuma criança até cinco anos de idade ou entre 9 e 15 anos fique de fora da campanha de multivacinação deste ano, os postos de vacinação estarão abertos neste sábado (24), em todo o país. A orientação do Ministério da Saúde aos estados e municípios é que as salas de vacinação permaneçam em atividade durante todo o dia, no entanto, os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra. O objetivo do “Dia D” é dar mais uma oportunidade aos pais e responsáveis de garantirem a proteção das crianças e adolescentes.

Além das salas fixas nas unidades de saúde, o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação terá ainda postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. A expectativa é que o sábado de vacinação envolva mais de 350 mil profissionais de saúde em todo o país, além de 42 mil veículos, entre terrestres e fluviais, que irão assegurar a vacinação em locais de difícil acesso. 

O foco da campanha, que será realizada até 30 de setembro, é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Neste ano, a ação é voltada para crianças (menores de cinco anos e de nove anos) e adolescentes (entre 10 e 15 anos incompletos). Devem comparecer aos postos todas as crianças e adolescentes nessa faixa etária, para que seja possível identificar quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema iniciado. Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras. 

Messias Targino - Candidato a prefeito abre mão de campanha em favor da esposa

A previsível vitória da ex-prefeita Shirley Targino (PR) no pleito deste ano em Messias Targino, levou o candidato da oposição Nonô Medeiros (PSDB), a praticamente jogar a toalha na disputa majoritária.

O que se comenta na cidade é que ele está se dedicando  apenas à campanha da esposa Maria José, que disputa a reeleição à Câmara Municipal.

A atitude de Nonô não é novidade, segundo observadores da cena política no município, o mesmo fato ocorreu na eleição de 2012, quando percebeu que seria derrotado por Arthur Targino (PMDB), abandou sua campanha e passou a promover a campanha da esposa.

Agora, ao repetir o gesto, ele vem desagradando os próprios aliados, por usar toda a estrutura de campanha em benefício da esposa, deixando de lado o projeto do grupo em retomar a prefeitura e eleger o maior numero possível de vereadores.

Quem parece lucrar com a postura de Nonô é seu candidato a vice, Izaldo Morais, que aos poucos vai assumindo a liderança da oposição messiense e se preparando para fortalecer seu nome para futuros pleitos.

Em 2012 Nonô foi derrotado com uma maioria de 738 votos. Neste ano já se tem notícia de apostas que determinam uma vitória de Shirley Targino com maioria superior a 1.000 votos.