terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Mundo do Ctrl C/ Ctrl V, onde a falta de criatividade domina sem pudor

 
 
O que é criatividade? Diz o dicionário “Criatividade: Substantivo feminino que significa capacidade de criar, de inventar. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo”. Pois bem, o dicionário é claro. E onde esperamos que a criatividade reine? Ora, em qualquer meio no qual o uso da capacidade de criar seja necessário. Vamos nos deter ao caso da expressão linguística nos meios de comunicação, em particular nos blogs.
 
Dada a facilidade com que a internet está inserida hoje em nossas vidas e da necessidade de comunicação que sempre acompanhou o ser humano, é natural que nos adaptemos aos avanços do mundo. É nesse tocante, de necessidade de comunicação e adaptação à tecnologia, que expressamos aqui nossa indignação contra à maneira como agem algumas pessoas que se apropriam da internet para expressar “suas idéias”. Sim! Suas idéias entre aspas. Porque na verdade, o que temos observado ultimamente é uma falta de criatividade tão grande que tem levado algumas pessoas (ditas blogueiras) a simplesmente usarem aquele velho “macete” do Ctrl C Ctrl V. Parecem estar sempre à espreita de alguma originalidade para dela se apoderarem como se esta fosse sua idéia, sua palavra, seu pensamento crítico.
 
Plágio é crime previsto em lei no artigo 184 do Código Penal Brasileiro. Acontece quando alguém se apropria da obra intelectual (de qualquer natureza) de outra pessoa sem colocar os créditos de autoria, fazendo transparecer que aquela obra é sua. É desconfortante ver suas palavras, suas ideias e seu trabalho sendo usados a torto e à direito, sem o reconhecimento devido da autoria, como se informar fosse um mero ato de dizer o que aconteceu, sem se deter aos detalhes da língua, da escrita, da coesão, da emoção e da intenção com que se faz.
 
Não! Informar requer atenção a cada detalhe citado no parágrafo anterior. Requer, acima de tudo, CRIATIVIDADE! Requer IDEIAS ORIGINAIS.

Por Lázaro Sousa
Blog Apodilizando

Nota do Blog: Esta é uma verdade, corroboro e aqui pelas terras de Apodi é o que mais se ver...

Um comentário: