segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nota de utilidade pública – SAMU 192


Hoje, dia 18 de Fevereiro, fiquei sabendo que houve um acidente de motocicleta nas proximidades de Máximo Gama ontem, dia 17. Pelas informações colhidas o paciente ficou em estado grave, Glasgow 3 (sem responsividade) e com otorragia intensa (sangramento pelos ouvidos) devido ao TCE traumatismo crânio encefálico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU não foi acionado porque as pessoas daquela comunidade não sabiam o número. Até às 13h00min horas de hoje o mesmo se encontrava na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia.

É de suma importância que a população entenda que uma porcentagem considerável das sequelas pós-trauma são provocadas pela ausência ou má qualidade na abordagem e transporte do acidentado até a instituição de referência (hospital) Atendimento Pré-Hospitalar.

Portanto, venho por meio da rede social, instrumento de propagação de informações, para que todos divulguem que o SAMU 192 está disponível em nossa cidade através da ligação 192, que pode ser realizada por qualquer meio telefônico (celular, orelhão, residencial).

Lembre-se: podemos salvar vidas e/ou minimizar as sequelas provocadas pelas urgências médicas.

Erionildes Lopes de Moura,

Enfermeiro Intensivista da Unidade de Suporte Avançado – USA Metropolitano/OESTE e Coordenador da Unidade de Suporte Básico – USB 24 base de Apodi.

7 comentários:

  1. aeee Erionildes. sempre se destacando profissionalmente em todos os lugares que atua. conheço muito bem você e seu curriculo invejável. estamos de olho para saber quem vai ficar na coordenação do SAMU daqui. sei que é o único habilitado pelo SAMU para o cargo (continuar), então ficaremos de olho pra saber se esse PS será transparente ou não. boa sorte a você e a toda equipe SAMU apodi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... Nildinho foi é profissional de primeira...

    ResponderExcluir
  3. único por que? tem muita gente com potencial.

    ResponderExcluir
  4. Erionildes é excelente profissional!

    ResponderExcluir
  5. http://3.bp.blogspot.com/_9st9dyfOrnk/SYBld6O5eVI/AAAAAAAAFwE/5M6lClz0b1A/s1600/goretijan09.PNG aew josenias peço q poste p ver se o rapaz vai fazer com flaviano o mesmo

    ResponderExcluir
  6. Ixi como estou famoso! Não sou muito de acessar os blogs daqui não, mas devido à espera da relação dos entrevistáveis do processo seletivo da saúde, estou de olho nos blogs pra vê se saiu a esperada lista.
    Vi que meu comentário feito na rede social (facebook) ontem foi divulgado aqui. Agradeço desde já ao blogueiro, pois é muito importante divulgarmos o serviço que está sendo prestado em nossa cidade.
    Obrigado aos elogios dos anônimos; e para esclarecer a dúvida do amigo vou me respaldar na Portaria nº 1863/GM Em 29 de setembro de 2003. Claro que existem muitos profissionais daqui muito bons, mas a portaria é clara quando diz:
    1 - Equipe Profissional Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. CONSIDERANDO-SE QUE AS URGÊNCIAS NÃO SE CONSTITUEM EM ESPECIALIDADE MÉDICA OU DE ENFERMAGEM e que nos cursos de graduação a atenção dada à área ainda é bastante insuficiente, entende-se que os profissionais que venham a atuar nos Serviços de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (oriundos e não oriundos da área de saúde) DEVAM SER HABILITADOS PELOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS, CUJA CRIAÇÃO É INDICADA PELO PRESENTE REGULAMENTO E CUMPRAM O CONTEÚDO CURRICULAR MÍNIMO NELE PROPOSTO - CAPÍTULO VII.
    1.1 - Equipe de Profissionais Oriundos da Saúde
    A EQUIPE DE PROFISSIONAIS ORIUNDOS DA ÁREA DA SAÚDE DEVE SER COMPOSTA POR:
    - COORDENADOR DO SERVIÇO: PROFISSIONAL ORIUNDO DA ÁREA DA SAÚDE, COM EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO COMPROVADOS NA ATIVIDADE DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ÀS URGÊNCIAS E DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS E SISTEMAS;
    - Enfermeiros Assistenciais: enfermeiros responsáveis pelo atendimento de enfermagem necessário para a reanimação e estabilização do paciente, no local do evento e durante o transporte;
    1.1.1.2 - Enfermeiro: Profissional de nível superior titular do diploma de Enfermeiro, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição, HABILITADO PARA AÇÕES DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL, CONFORME OS TERMOS DESTE REGULAMENTO, devendo além das ações assistenciais, prestar serviços administrativos e operacionais em sistemas de atendimento pré-hospitalar.

    Sou pós-graduado em Urgência e Emergência; Unidade de Terapia Intensiva –UTI e em Obstetrícia, mas de nada valeria se não fosse capacitado por uma equipe do Ministério da Saúde para atuar em Unidade de Terapia Intensiva Móvel – VIATURA DO SAMU.
    Espero ter esclarecido a dúvida do amigo e estarei a disposição para quaisquer outras dúvidas que surgirem em relação ao serviço de atendimento móvel de urgência e seu componente pré-hospitalar.
    Boa sorte a todos que fizeram o processo seletivo, e que sejam contratados os melhores dentro de suas especificidades.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, se Não me falha a Memória,no mês de Setembro de 2012, antecedendo poucos dias às eleições Municipais, o nosso atual Prefeito do Município de Apodi/RN - Sr Flaviano Monteiro,quando então,Candidato ao Executivo Municipal,afirmou Categoricamente,em alto e bom som em um Palanque, no momento em que estava sendo Realizado um Comício,lá na Comunidade denominada - "SÍTIO NOVO", que caso fosse eleito Prefeito, NÃO permitiria que a POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL realizasse Blitz e Perseguições aos Filhos do nosso Querido e Amado Apodi,pois ele (Flaviano),na qualidade de Prefeito,Determinaria que, os Policiais Militares do Transito se retirassem do Território Apodiense e que,os mesmos Policiais Retornariam Imediatamente à Companhia de Transito,lá em Mossoró-RN. Eu estava nessa Noite, naquele Comício.Inclusive, essa Matéria com esse Vídeo estava no Youtube.
    Enfim, uma Pergunta: - Vocês da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO",ainda Lembram-se Disto?
    Ou era mais uma dentre milhares de Promessas Mirabolantes de Campanha (ESTELIONATO ELEITORAL),para Ludibriar a Boa Fé, do POVO???
    Respondam-me, por favor - "NOVA OU VELHA GERAÇÃO"- ou "ENGANAÇÃO"???

    ResponderExcluir